sábado, 14 de novembro de 2009

ANSIEDADE

"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." 
I Pedro, 5:7



  A ansiedade é apontada como a principal emoção de nossa época.
A ansiedade é antes de tudo um fenómeno normal e necessário da vida que todos sentem ocasionalmente. Quando é sentida com maior intensidade, passa então a ser vista como um mal estar ao mesmo tempo psíquico e físico. Pode ser definida como uma experiência que gera apreensão, medo e receio antecipado. Às vezes é um medo irreal com ausência de qualquer evidência de que um dia se concretize, outras vezes é o temor de algo que não se compreende totalmente.
Em resumo é uma emoção caracterizada por sentimentos de antecipação de perigo, tensão e aflição que tira o sossego, bloqueia o ânimo e escurece o futuro da pessoa.
A ansiedade destrói a nossa saúde.
     
    Jesus fala da ansiedade no sermão da montanha. Mt. 6:25-34.Paulo e Pedro abordam o mesmo assunto: “não andeis ansiosos de coisa alguma”. Fil. 4:6; I Pd. 5:7.
  Existe a ansiedade normal da vida a que podemos dar o nome de preocupação.  Acreditamos ser uma preocupação excessiva o tipo de ansiedade a que a bíblia se refere. Deus nos ordena a não nos preocuparmos. É claro que quando Jesus nos adverte – “não vos inquieteis” ou “não estejais ansiosos”, não significa que é incorrecto nos preocuparmos com nossa família e suas necessidades. Ele fala sim, da excessiva preocupação pelas coisas materiais em detrimento da vida espiritual. (Mat. 6:33).Portanto devemos descansar em Cristo. 


 "Descansa no SENHOR, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos."
Sl. 37:7-9.

  Muita gente vive fora da realidade, sonhando com coisas grandes e extraordinárias. 

Preocupação é uma intromissão na providência de Deus. O melhor a fazer é trocar a preocupação pela confiança em Deus. Davi também teve preocupações, e às vezes até achava que Deus o havia abandonado. No Salmo 77:7 ele pergunta – “Rejeitará o Senhor para sempre?...” mas ele encontrou a resposta quando se lembrou do que Deus havia lhe feito no passado, que tinha lhe socorrido tantas vezes. Soube então que seus temores e dúvidas eram sem fundamentos e isso lhe deu coragem e conforto para o presente e para o futuro.

"Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará"
Sl.37.5
   
 A certeza do cuidado divino é importante para nos trazer tranquilidade e esperança, a fim de vencermos  a ansiedade e as preocupações exageradas. É possível vencê-la descansando na providência divina, sabendo que Ele suprirá todas as nossas necessidades.
  O espírito de Deus pode controlar as nossas reacções.

A escolha é sua: Ansiedade ou Descanso.

0 comentários:

Enviar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites